INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

 

O QUE É INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

É uma doença em que o coração não consegue mais bombear sangue de maneira eficiente para o corpo, comprometendo as funções e necessidades do organismo. Em sua maioria é uma doença crônica, na qual pode haver o aumento de cavidades cardíacas, em especial do ventrículo esquerdo. Como ela compromete a função de bombeamento do sangue, ele acaba se acumulando de maneira retrógrada levando a congestão de órgãos (pulmão, fígado, intestino) e membros, dificultando a troca gasosa.

A insuficiência cardíaca pode ser dividida principalmente em dois tipos:
• Insuficiência cardíaca sistólica: ocorre quando o músculo cardíaco não consegue bombear ou ejetar o sangue para fora do coração adequadamente.
• Insuficiência cardíaca diastólica: os músculos do coração ficam rígidos e não se enchem de sangue facilmente.

Sintomas e exames

Alguns pacientes podem não apresentar sintomas nos primeiros estágios da doença atribuindo a fadiga e falta de ar ao envelhecimento, falta de preparo físico. Os sintomas costumam ser gradativos e com o passar do tempo problemas respiratórios e outros sintomas podem ser percebidos mesmo em estado de repouso. A falta de ar é bem comum em pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca. Podem apresentar tosse, membros inferiores edemaciados, ganho de peso, palpitações, fadiga, diminuição da concentração, náusea e suor excessivo.

Principais Causas

Não há como afirmar quem irá desenvolvê-la. Uma das causas mais comuns é a doença coronariana, que pelo estreitamento dos vasos, há diminuição da oferta de oxigênio para o músculo do coração. Além disso a Doença de Chagas, doenças valvares, taquiarritmias podem predispor à insuficiência cardíaca.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico

O tratamento depende da gravidade e da causa da insuficiência cardíaca. Se o paciente apresentar-se com sintomas de dispnéia leve/moderada e estabilidade, o tratamento consiste basicamente em mudança de estilo de vida, alteração na dieta e uso de algumas medicações. Em casos mais graves pode ser indicada internação hospitalar, medicações potentes, uso de dispositivos implantáveis e dependendo do caso até transplante cardíaco.

Complicações

A insuficiência cardíaca pode evoluir para quadros de intensa dispnéia, dispnéia paroxística noturna, edema generalizado, arritmias complexas e morte por falência miocárdica e complicação de outros órgãos.

Patologias

Hipertensão

Saiba mais

Colesterol

Saiba mais

Insuficiência Cardíaca

Saiba mais

Nossos Médicos